Adeus insônia: 4 dicas para acabar com ela

Adeus insônia: 4 dicas para acabar com ela

Pode não ser fácil dizer adeus insônia quando dormir bem parece uma tarefa quase impossível.

No entanto, com algumas mudanças de comportamento e de hábitos, dá para voltar a dormir bem sem a ajuda dos sempre arriscados medicamentos controlados.

Como veremos neste conteúdo, existem medidas simples que você pode colocar em prática hoje mesmo.

Avance na leitura e coloque em prática.

Adeus insônia: é possível vencer essa batalha

A insônia é um distúrbio reconhecido pela Medicina pela Classificação Estatística Internacional de Doenças pelo código CID-10 – G47.0.

No Brasil, esse é um sério problema de saúde pública, considerando que 66% dos brasileiros têm problemas para dormir, de acordo com um levantamento do Instituto do Sono.

Entre as principais causas da insônia entre brasileiros, estão problemas comportamentais e de saúde mental, como ansiedade e depressão.

Nesse caso, voltar a dormir bem depende não só de apoio médico, mas também de uma mudança de hábitos que coloquem o relógio biológico novamente nos eixos.

Como dar adeus à insônia

Evidentemente, há situações em que a insônia é um sintoma de males mais graves.

Sendo assim, não há outra solução que não seja buscar ajuda médica para detectar as causas do problema.

Para os outros casos, é possível dar adeus à insônia apenas com algumas medidas que podem ser tomadas por qualquer pessoa que tenha dificuldade para dormir.

Separamos quatro delas. Acompanhe a seguir.

1. Cuide da higiene do sono

A higiene do sono consiste em observar um conjunto de cuidados para restabelecer a rotina de um sono saudável.

Entre essas medidas, destacam-se:

  • Manter hábitos saudáveis, como ter horários para se alimentar, não comer muito tarde e ter uma dieta balanceada
  • Preparar o ambiente do quarto, eliminando distrações e excesso de luz
  • Ter uma rotina para dormir.

2. Tenha horários fixos para despertar e dormir

O sono é regulado por meio do ciclo circadiano, pelo qual o cérebro libera substâncias que avisam ao corpo que é hora de acordar, de se alimentar e de dormir.

Por isso, ter horários fixos para acordar e para dormir influenciam diretamente no bom funcionamento desse ciclo.

3. Cuidado com a cafeína

Poucas substâncias são tão nocivas para quem precisa dormir bem quanto a cafeína.

Embora seja mais abundante no café, ela também pode ser encontrada no chá mate e no chá preto, entre outros produtos.

Portanto, o melhor a se fazer é evitar ou reduzir ao mínimo o consumo dessas bebidas, principalmente à noite.

4. Invista em um colchão de qualidade

Tão importante quanto cuidar da alimentação e da higiene do sono é garantir que a superfície onde vai dormir seja confortável e ergonômica.

Para isso, ao comprar colchão, não deixe de verificar se a densidade da espuma e suas dimensões são adequadas para sua altura e peso.

Diga adeus à insônia em um colchão Maxflex

A verdade é que, sem o colchão ideal, será muito mais difícil voltar a dormir bem.

Vencer a insônia está ao seu alcance, mas, para isso, é preciso contar com um aliado poderoso.

Os colchões Maxflex ajudam você a superá-la e a dormir um sono revigorante.

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