A posição certa ao dormir pode evitar dores na coluna

A posição certa ao dormir pode evitar dores na coluna

Cuidado, de acordo com especialistas do sono, sua posição preferida para dormir pode ocasionar dor nas costas e no pescoço, problemas de barriga e até rugas prematuras. Um boa noite de sono permite que nosso corpo descanse e repare o organismo para o novo dia. 

Se acordamos cansados ou com dores, a posição de sono pode ser uma das causas, pois a maneira como dormimos muitas vezes tem um impacto terrível sobre as costas, pernas, articulações e ocasionar dor crônica. Mas a dor nas costas tanto pode ser o vilão de noites maldormidas como a posição ao dormir pode ocasionar problemas à coluna. 

Certas posições aumentam a pressão sobre pescoço, ombros, quadris, região lombar (parte inferior das costas) e joelhos, ocasionando dores. No entanto, adotando posições corretas é possível encontrar alívio e dormir melhor. 

Antes de tudo é preciso considerar as condições do seu colchão e travesseiro. Lembramos que após cinco anos de uso contínuo o colchão já não oferece mais os benefícios para um sono restaurador, condição para relaxar os músculos e restaurar os receptores da dor, para que você acorde sem dor. A troca do travesseiro deve ser anual. 

Descubra os prós e contras de cada posição e escolha a melhor para você:

– Se você dorme de costas: é bom para prevenir dor no pescoço e nas costas, reduzir o refluxo ácido e minimizar as rugas, porém, é ruim para o ronco. Dormir de costas facilita manter a cabeça, pescoço e coluna em posição neutra. Segundo Eric Olson, um especialista em medicina do sono, se a cabeça estiver elevada, seu estômago estará abaixo do esôfago, de modo que o ácido ou os alimentos não podem voltar. Essa posição também ajuda a evitar rugas porque não existe pressão contra seu rosto, observa Anna Glaser, professora de dermatologia na Universidade de Saint Louis. Se você dorme de costas use travesseiros mais cheios, pois seu objetivo é manter a cabeça e o pescoço apoiados, sem forçar demais a cabeça. 

– Se você dorme de barriga para baixo: esta posição dificulta manter a coluna vertebral em uma posição neutra, colocando pressão sobre as articulações e músculos, o que pode irritar os nervos e levar à dor e ao formigamento. Imagine o desconforto e a dor que você sentiria se mantivesse seu pescoço voltado para um lado por 15 minutos durante o dia. Esta posição mantém suas vias aéreas superiores mais abertas, então se você ronca e não está sofrendo com dores no pescoço e nas costas, tudo bem tentar dormir de barriga para baixo. O ideal para esta posição é um travesseiro bem fino, com cerca de três centímetros de espessura. 

– Se você dorme na posição fetal: esta posição curva, com joelhos puxados para cima e o queixo escondido no peito, pode fazer você sentir dores pela manhã, principalmente se possui articulações artríticas. “Ela também restringe a respiração diafragmática”, acrescenta Dody Chang, um acupunturista licenciado em Irvington, Nova Iorque. O travesseiro ideal é mais espesso, o mesmo para quem dorme de lado. 

– Se você dorme de lado: esta posição é ótima para a saúde geral, reduz o ronco e mantém sua coluna alinhada. Se você está grávida durma do seu lado esquerdo, pois favorece o fluxo sanguíneo. Os travesseiros espessos e firmes são os melhores, se você dorme de lado, ajudam a manter a coluna alinhada enquanto adormece. Você precisa preencher o espaço acima de seu ombro para que sua cabeça e pescoço sejam apoiados em uma posição neutra. 

Para qualquer posição que você escolher o segredo é a qualidade do seu colchão e travesseiro: invista em uma superfície para repouso que proporcione conforto e apoio dinâmico. O ideal é experimentá-los antes da compra, pois ambos devem ajustar-se perfeitamente ao seu corpo. 

Não tenha vergonha, deite-se por alguns minutos, fique na posição de dormir mais usual e relaxe para perceber a pressão que a superfície exerce sobre seu corpo. Este test-drive pode ser decisivo para suas noites de sono. 

Priorize o sono, adquira hábitos que ajudem você a dormir melhor para usufruir de uma vida mais saudável. Dormir bem é condição para você aprender, lembrar, pensar, decidir, sorrir, enfim para você ser feliz em todas as áreas de sua vida! A Maxflex trabalha da melhor forma para oferecer sono de qualidade a seus clientes, sempre desenvolvendo e criando superfícies de repouso que os auxiliem a alcançar o máximo de conforto em suas noites de sono. Vá até a Maxflex e conheça nossos sistemas de dormir

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