A importância de preparar o quarto da maneira ideal para dormir bem

A importância de preparar o quarto da maneira ideal para dormir bem

Assim como precisamos nos preparar para competir em qualquer modalidade esportiva, uma boa noite de sono também exige organização prévia para que o objetivo seja alcançado de maneira satisfatória. Por isso, quem quer dormir bem precisa dar atenção especial ao seu quarto. Isso porque sono e movimentação não combinam. E qualquer pequeno desconforto provocado pelo ambiente fará com que seu organismo se mova na tentativa de reencontrar o descanso, fazendo com que você desperte. Muitas vezes, esses pequenos despertares duram até 90 segundos, mas esse curto espaço de tempo é suficiente para atrapalhar a qualidade do seu sono e provocar, no dia seguinte, aqueles sintomas que são velhos conhecidos de quem dorme mal:

  • Cansaço;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade de concentração.

Para virar esse jogo de vez e dar um basta nas noites mal dormidas, o artigo de hoje traz uma lista com os itens essenciais aos quais você deve estar atento para garantir um sono tranquilo. Acompanhe a leitura!  

Como ter uma boa noite de sono em 4 passos:

1. Elimine os ruídos

Alertas de celular, televisão, ar condicionado e até aquela torneira do banheiro que insiste em não parar de pingar podem prejudicar o seu plano de ter uma boa noite de sono. O ideal é eliminar todos esses ruídos e deixar o quarto silencioso. A única exceção são os aparelhos de ruídos brancos. Ótimos aliados de uma noite tranquila, eles emitem sons da natureza, como o do vento ou do mar, que têm o poder de acalmar a mente e bloquear eventuais ruídos externos.  

2. Regule a temperatura

Que atire o primeiro travesseiro quem nunca acordou no meio da madrugada morrendo de calor ou de frio. Se você quer ter uma boa noite de sono, é importante regular a temperatura do quarto antes de dormir para evitar ser despertado pelo problema. O ideal é que a temperatura fique entre 18 e 22 graus, de modo que o cômodo seja ligeiramente mais fresco que o restante da casa. Se for possível, deixe uma janela aberta para que o ar se renove e o ambiente se mantenha ventilado.  

3. Controle a luminosidade

Quem quer garantir noites de sono tranquilas precisa estar atento à luminosidade do ambiente. O ideal é que o quarto esteja completamente escuro, o que estimula a produção de melatonina, hormônio que regula os ciclos de sono e avisa ao organismo que chegou a hora de desacelerar. Além disso, é importante evitar usar aparelhos eletrônicos, como tablet, celular e televisão, por no mínimo 90 minutos antes de dormir. Se você quiser entender melhor como regular a luminosidade do seu quarto para ter boas noites de sono, pode dar uma olhada nas dicas deste artigo!  

4. Escolha o colchão ideal

Estrela maior de uma noite de sono tranquila, o colchão merece atenção especial de quem está em busca de mais qualidade de vida e bem-estar. A melhor superfície para repouso é a que responde de forma dinâmica aos micro movimentos inerentes ao sono. Para que isso aconteça, os materiais precisam ser nobres, com alta resiliência, proporcionando simultaneamente conforto dinâmico e apoio correto para o corpo. Quando o nível de relaxamento aumenta para alcançar a fase de sono profundo, a superfície precisa responder de forma dinâmica, promovendo o alívio de pressão. Do contrário, o corpo pode passar por um pequeno despertar, retornar para a fase de sono menos profunda ou até despertar completamente, prejudicando o descanso necessário para enfrentar mais um dia. — Agora que você já sabe como ter uma boa noite de sono preparando o quarto da maneira mais adequada, venha conhecer a linha de colchões da Maxflex! Eles são perfeitos para quem não abre mão de qualidade e conforto na hora de dormir!  

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