9 técnicas para dormir bem, rápido e a noite toda

9 técnicas para dormir bem, rápido e a noite toda

O uso de técnicas para dormir acompanha a humanidade há alguns séculos.

Na Grécia antiga, por exemplo, o assunto era levado tão a sério que, para os gregos, existia um deus que regia o sono, chamado de Hypnos.

Não sabemos como era a qualidade do sono das pessoas nas antigas civilizações, mas tudo leva a crer que eles também buscavam por soluções para dormir melhor.

Hoje em dia, no nosso país, esse é um sonho distante para muita gente, pois 36% dos brasileiros reclamam de insônia constante, segundo pesquisa da empresa de tecnologia Royal Philips citada pela Veja Saúde.

Felizmente, é possível conciliar o sono de forma natural, bastando apenas um pouco de disciplina e a aplicação de técnicas simples de relaxamento.

Para conhecê-las, continue lendo este texto!

Técnicas para dormir: as 9 melhores

Antes de entrarmos nas dicas propriamente ditas, uma ressalva.

As técnicas que você vai aprender a seguir podem não ser suficientes quando a insônia é crônica ou tem como causa alguma enfermidade neurológica ou cerebral.

Nesse caso, somente um médico será capaz de indicar a terapia adequada para restabelecer uma rotina de sono saudável.

Ainda assim, a experiência mostra que, quando corretamente aplicadas, essas técnicas dão bons resultados.

É bastante provável que você consiga dormir melhor com pelo menos uma delas.

É possível aplicar duas ou mais de forma simultânea, para ter resultados mais rápidos, ou até mesmo adotar todas de uma vez.

1. Pratique meditação

Não é de hoje que a meditação é usada como meio para induzir ao relaxamento.

Porém, é preciso escolher a técnica de meditação para dormir que seja mais adequada ao seu nível de conhecimento nessa prática.

Aqui no blog da Maxflex, já mostramos algumas técnicas de meditação simples e eficazes, mesmo para quem nunca praticou na vida.

Vale destacar que a meditação tem relação com um aspecto fundamental para nos levar a um estado mais relaxado: a respiração.

Esse é outro assunto que também abordamos por aqui, em um artigo com cinco dicas campeãs de exercícios de respiração.

Entre as técnicas de meditação mais conhecidas, destacamos:

  • Ho’oponopono: técnica que induz a um estado mental mais relaxado por meio da mudança de postura e de atitude
  • Mindfulness: também conhecida como “atenção plena”, consiste em exercícios de respiração a fim de elevar o autoconhecimento
  • Meditação de Concentração: técnica mais indicada para iniciantes, baseada na atenção a um objeto e na repetição de uma espécie de “mantra”.

2. Tome um calmante natural

A insônia pode derivar para outros problemas ainda mais graves quando se recorre aos medicamentos controlados para dormir.

Neste caso, sem um controle rigoroso da dosagem e acompanhamento médico, é quase certo que a pessoa vai desenvolver dependência química.

Esse é um risco que pode ser afastado quando se ingere um calmante natural para dormir, na forma de chás e infusões, por exemplo.

Alguns dos mais indicados são os de:

3. Tenha disciplina com os horários

Tão importante quanto dormir cedo é manter um mesmo horário para acordar, como sugere um artigo da Academia Americana de Medicina do Sono (em inglês).

Dessa forma, o ciclo circadiano tem o seu trabalho facilitado, pois passa a regular nossas funções orgânicas em uma faixa de horário constante.

4. Use apps de monitoramento

Embora seja considerado um “inimigo” do sono, o celular pode ajudar a detectar o seu padrão e, a partir disso, é possível encontrar a melhor técnica para dormir.

Para isso, vale buscar no Google Play ou Apple Store aplicativos que fazem o trabalho de monitorar o sono, por meio da respiração e dos batimentos.

A maioria deles também tem um acervo de músicas e sons relaxantes que ajudam a pegar no sono mais rápido.

Algumas dicas de apps:

  • Sleep Genius
  • Sleep Tracker
  • Sleepmaker Rain
  • Runtastic Sleep Better.

5. Faça uma massagem

Em certos casos, o sono demora a chegar por causa das tensões acumuladas ao longo do dia.

Portanto, o melhor a fazer é relaxar o corpo, aplicando massagem em pontos como pés, costas, ombros e pernas.

Em alguns desses locais, você pode fazer em si mesmo ou pedir para um companheiro ou companheira, se tiver.

6. Registre suas preocupações

As tensões diárias podem se acumular com o tempo, gerando preocupações e pensamentos confusos que se manifestam na hora de ir dormir.

Você pode aliviá-las fazendo um simples registro do que está deixando você preocupado, listando também possíveis medidas a serem adotadas no dia seguinte.

Por exemplo: se uma conta em atraso está causando estresse, você pode anotar isso e, como possível solução, buscar negociá-la com o seu credor no dia seguinte.

O simples fato de escrever isso e colocar um prazo para a resolução do problema pode ajudar a relaxar.

7. Leia antes de dormir

Uma técnica muito simples, mas que costuma apresentar bons resultados, é a prática da leitura na cama.

Além de induzir ao sono, essa é uma excelente forma de desenvolver o raciocínio, ampliar a cultura geral e ficar bem informado.

Atenção, porém: prefira sempre a leitura de materiais impressos, já que a tela do celular gera luminosidade que retarda a produção de melatonina, o hormônio do sono.

8. Troque o seu colchão

As medidas que comentamos até agora podem não surtir muito efeito se o seu colchão estiver longe do ideal para uma boa noite de sono.

Por isso, é fundamental garantir um produto que seja desenvolvido com material de alto nível, além de contar com a densidade e o tamanho certo para suas medidas.

Assim são os colchões da Maxflex, fabricados em até 6 tamanhos padrão – encontre o seu!

9. Mude o travesseiro

O mesmo que falamos sobre o colchão vale para o travesseiro.

Se ele não tiver firmeza e não for confortável para sua coluna cervical, provavelmente suas noites de sono não serão tão tranquilas.

Algumas das alternativas que você pode encontrar no mercado são travesseiros de:

  • Espuma
  • Látex
  • Pena de ganso
  • Viscoelástico (travesseiro da NASA)
  • Fibra/microfibra.

Confira a linha de travesseiros comercializados pela Maxflex!

Escolha o melhor colchão para dormir bem

As técnicas para dormir bem funcionam muito melhor quando nos deitamos em um colchão confortável, com a firmeza ideal.

A Maxflex coloca sua experiência de mais de três décadas no mercado para desenvolver produtos de alta qualidade, como comprova nossa certificação ISO 9001:2015.

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