7 dicas de autocuidado para o seu bem-estar

7 dicas de autocuidado para o seu bem-estar

Que o autocuidado é algo importante para uma vida mais saudável e feliz, nós já sabemos. Mas você sabe que tipo de autocuidado ter para dormir melhor?

Em tempos difíceis, é fácil negligenciar nossa saúde física e mental. 

Quando falamos de autocuidado, falamos sobre as ações que você pode realizar para desenvolver, proteger, manter e melhorar a saúde e o bem-estar. 

O que comemos, quanta água bebemos, quanto álcool consumimos, os exercícios que fazemos e a qualidade do nosso sono são fundamentais para o nosso bem-estar.

Muitas pessoas acham difícil reservar um tempo para “recarregar as baterias” porque não querem parecer preguiçosas ou egoístas, mas é importante lembrar que, para ser a melhor versão de si mesmo, você precisa cuidar do número um, que é você. 

Para isso, separamos 08 dias de autocuidado que são fáceis de começar a praticar hoje mesmo. Confira a lista!

Dicas de autocuidado

  1. Caminhe ao ar livre.  A luz natural é um impulsionador do humor e o ar fresco ajuda a clarear a cabeça!
  2. Tenha uma dieta saudável e equilibrada.  É comprovado cientificamente que nos sentimos melhor quando alimentamos bem o nosso corpo. 
  3. Passe tempo com a família e / ou amigos. Sabemos que encontros pessoalmente são mais difíceis atualmente, mas a maioria das pessoas se consola quando está perto da família e amigos, invista tempo com as pessoas que você ama, isso inclusive, ajuda a diminuir a ansiedade.
  4. Invista algum ‘tempo para você’ – e não sinta culpa por isso. Por que você não deveria desfrutar de um banho na banheira ou de 30 minutos de silêncio lendo um livro? Vá em frente, isso é cuidar de si primeiro. 
  5. Faça atividades que você gosta – Gastamos muito tempo fazendo ‘tarefas’, mas gastar tempo fazendo algo que te deixa feliz (passear, ler, costurar, correr, etc.) tem muitos benefícios. Quanto tempo da sua semana você faz o que gosta?
  6. Durma bem – Uma coisa que você pode fazer dia após dia é cuidar de si mesmo durante o sono. O sono é sem dúvida o mais importante dos três pilares de uma vida saudável. Tem impacto na saúde psicológica, no metabolismo, na saúde cardiovascular e no sistema imunológico.
  7. Use música, leitura ou consciência para relaxar antes de dormir.  No mundo agitado de hoje, esquecemos de acalmar nosso corpo e mente antes de cair no feno. Tente ouvir música, ler ou praticar a plena consciência para entrar no estado de espírito certo para dormir.

Nós evoluímos com a rotina, então tente fazer as mesmas coisas todas as semanas, e, se possível, todos os dias. Seu corpo, sua saúde e bem-estar irão agradecer esse cuidado. =)

1 comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.