6 receitas dos melhores chás para dormir bem à noite

6 receitas dos melhores chás para dormir bem à noite

Sua avó certamente dizia: para uma boa noite de sono, nada melhor do que uma xícara de chá bem quentinha. A sabedoria popular, nesse caso, faz todo sentido. Com propriedades calmantes, sedativas e relaxantes, algumas ervas são perfeitas para fazer chás para dormir bem à noite.

 Pensando em ajudar você a selecionar as melhores, elaboramos uma lista completa de chás que vão fazer você pegar no sono muito mais rápido. Acompanhe a leitura e bons sonhos!

Descubra os 6 melhores chás para dormir bem à noite

1. Camomila 

Um dos mais famosos chás para dormir bem à noite, a camomila contém um aminoácido que atua no sistema nervoso como tranquilizante natural e relaxante muscular.  Além de auxiliar na promoção do sono, a erva também pode diminuir as cólicas menstruais e aliviar dores de estômago.

  Modo de preparar: 

  • Use 1 colher de sopa para cada xícara de chá de água fervente.

2. Erva cidreira 

Conhecida por suas propriedades sedativas, a erva cidreira ou melissa também atua no relaxamento muscular e no controle das emoções. Indutora do sono, é uma excelente opção para quem está agitado após um dia intenso de trabalho e precisa encontrar a tranquilidade para desfrutar de uma boa noite de descanso.

  Modo de preparar: 

  • Use de 1 a 2 colheres de sobremesa para cada xícara de chá de água fervente.

3. Tília

Bastante popular nos Estados Unidos e Europa para controlar as emoções e diminuir a ansiedade, o chá de tília é um excelente indutor natural do sono, mas é contraindicado para gestantes, lactantes e pessoas com problemas cardíacos. Por isso, vale a pena consultar seu médico antes de fazer uso desse chá para dormir bem à noite.

  Modo de preparar: 

  • Use 3g da erva para cada xícara de chá de água fervente e não consuma mais de uma xícara por dia.

4. Valeriana

Com propriedades calmantes, a valeriana atua diretamente no sistema nervoso central, promovendo o relaxamento muscular e auxiliando no alívio das tensões, o que ajuda a garantir noites de sono mais tranquilas.

  Modo de preparar:

  • Use 1 colher de sopa para cada xícara de chá de água fervente.

5. Hipericão

Também conhecido como erva de São João, trata-se de um chá para dormir bem à noite de efeito progressivo. Por isso, é importante consumir o produto por no mínimo 2 semanas para poder observar resultados.

Com ação calmante e antidepressiva, o hipericão costuma ser prescrito como tratamento auxiliar nos quadros de depressão leve e ansiedade. No entanto, pode causar efeitos colaterais como dores de cabeça, desconfortos abdominais e apresentar interações quando combinado a outros medicamentos. Por isso é importante consultar seu médico antes de iniciar o uso.

  Modo de fazer: 

  • Use duas colheres de chá das flores para cada 500 ml de água fervente.

6. Maracujá

O chá com as folhas da fruta da espécie Passiflora Incarnata Linneaus atua diretamente no sistema nervoso central e tem propriedades sedativas e calmantes, sendo um ótimo tratamento complementar nos quadros de ansiedade.

Modo de fazer:

  • Utilize uma colher de sopa para cada xícara de chá de água fervente.

—-

Gostou de conhecer os melhores chás para dormir bem à noite? Então aproveite para descobrir se outras bebidas, como o leite com canela e a água morna com limão, realmente ajudam a melhorar a qualidade do sono!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.