5 sinais que você pode estar dormindo mal

5 sinais que você pode estar dormindo mal

A falta de sono compromete, e muito, o funcionamento do organismo. Dormir menos do que o recomendado – de 7 a 9 horas por noite – ocasiona diversos problemas à saúde, que muitas vezes você nem percebe que estão relacionados à falta de sono, como problemas cardíacos e obesidade. Além disso, a falta de sono pode perturbar seu comportamento do dia a dia e das maneiras mais sutis. 

Se você se arrasta no trabalho, boceja o dia todo, é lento ou desastrado, estes são apenas alguns efeitos de noites maldormidas. 

Sinais de que você está dormindo mal

1.Você vive irritado ou com as emoções à flor da pele: dormir pouco afeta consideravelmente o humor e pode ocasionar problemas ainda maiores como a depressão. Estudos americanos mostraram uma conexão entre distúrbios do sono e problemas emocionais e de saúde mental. Quanto mais cansado estiver, mais irritável você se torna e, consequentemente, terá menos capacidade de lidar com o estresse do dia a dia. O sono e o estresse também podem criar um ciclo desagradável: a ansiedade torna mais difícil a tarefa de dormir bem e a falta de sono afeta a sensibilidade de tratar as pressões da vida cotidiana. 

2.Sua memória anda curta demais: não sabe onde deixou as chaves da casa ou do carro, não se lembra do nome de seu colega de trabalho, esquece um compromisso importante ou os filhos na escola? Estes são sinais de que sua memória anda cansada. Mas não se desespere, muitas vezes, o problema está no simples fato de você estar dormindo menos do que necessita. Estudos demonstram que o sono ideal ajuda a limpar o cérebro de toxinas indesejadas, mantendo o sistema nervoso limpo e ativo. Dormir bem ajuda a parte do cérebro responsável pela memória de longo prazo a armazenar e processar as informações recebidas. 

3.Vive com fome e está ganhando peso: estudos comprovaram que a falta de sono interfere no nível de alguns hormônios, como o relacionado à fome e saciedade. Dormir pouco diminui o nível de leptina, hormônio que inibe a fome e regula a energia, e aumenta a grelina, hormônio da fome. Muita grelina faz com que seu corpo anseie alimentos gordurosos e açucarados e pouca leptina faz com que você não pare de comer porque parece que nunca está satisfeito. E com o aumento do apetite vem outro sintoma desagradável relacionado à falta de sono: o ganho de peso. 

4.Sua aparência não é das melhores: Sempre te perguntam se você está bem, se está doente e você não entende por quê? De repente você se olha no espelho e vê que sua aparência está horrível! Olhos vermelhos e inchados, olheiras constantes e pele sem vida. Estes são indícios de que você dormiu mal. Dormir bem ajuda o organismo a se recuperar dos danos causados durante o dia. Descansar rejuvenesce e renova as células, combatendo o envelhecimento. 

5.Anda distraído demais: a falta de sono pode afetar negativamente nossas habilidades para raciocinar, focar e até encontrar as palavras certas para descrever coisas simples. Ser preciso em situações diárias e tomar boas decisões dependem da capacidade do cérebro em processar as emoções. Mas quando não dormimos, a região do cérebro envolvida com o processamento emocional, o córtex pré-frontal, não trabalha e, por isso, parecemos mais desligados e sem raciocínio. 

O sono reparador é tão importante para nós quanto comer ou respirar. É durante o período em que estamos dormindo que o organismo repõe nossas energias perdidas e produz substâncias primordiais à manutenção da saúde e do bem-estar. Por isso, cuidar do sono e criar hábitos para dormir são essenciais.  

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