5 mitos da alimentação e o sono

5 mitos da alimentação e o sono

Os mitos da alimentação e o sono estão presentes na vida de muita gente. Normalmente, eles existem porque alguém comentou algo e a notícia falsa foi se espalhando.

Porém, essas são informações que devem sempre ser esclarecidas devido à importância da qualidade do sono e de vida.

O sono e a alimentação saudável são questões que estão presentes na rotina de muita gente e nem sempre são levados tanto a sério, por isso que neste artigo você vai conhecer quais são os mitos que envolvem esses assuntos.

Apesar disso, levar o sono e a alimentação a sério pode trazer diversos benefícios para a saúde de um indivíduo. Dessa forma, a qualidade de vida e de sono será mantida.

1. Os mitos da alimentação e o sono: O leite promove a indução do sono

O leite tem sido associado à indução do sono por várias razões. Primeiro, porque ele é rico em um aminoácido chamado triptofano, um ingrediente essencial para o corpo produzir serotonina – o neurotransmissor conhecido por induzir a sensação de calma e sonolência.

Por outro lado, alguns estudos também mostram que o leite contém alguns tipos de peptídeos bioativos, ou seja, pequenos pedaços de proteína, que podem ajudar a induzir o sono.

No entanto, isso é um mito e na verdade isso pode acontecer devido à associação do psicológico e o efeito confortante de tomar um copo de leite quente antes de ir dormir.

2. Mito: Comer peru deixa você com sono

Todo mundo já foi uma vítima do sono depois do almoço de Natal, mas será o peru o culpado? Muitas pessoas acreditam que o triptofano presente no peru pode causar sonolência.

No entanto, o peru não contém mais triptofano do que qualquer outra carne. Além disso, é muito mais provável que uma refeição grande, bebidas, doces ingeridos no Natal podem combinar com o organismo e causar sono.

3. Mito: O álcool ajuda você a dormir melhor

Algumas pessoas usam bebidas alcoólicas para ajudar quando não conseguem dormir.

No entanto, embora você sinta que seu corpo está relaxado e calmo, na verdade, a bebida aumenta o número de vezes que você acorda durante a noite.

Além disso, você gastará menos tempo no seu sono profundo – que é restaurador – e mais tempo, no sono REM – que é repousante –

Portanto, tente ingerir antes de dormir uma bebida quente, como um chá de camomila ou tome um banho quente para relaxar o corpo.

4. Mito: comida e bebidas ajudam a dormir melhor

Como mencionado anteriormente, muitas pessoas associam comer muito e ingerir bebidas alcoólicas dá sono e ajuda a dormir.

Porém, o que você come e bebe, principalmente no final da noite antes de dormir, tem um grande impacto no seu sono. Mas, não será ingerir uma grande quantidade de comida que será benéfico para seu sono.

Alimentos com muita gordura ou muito condimentados causam má indigestão e ainda dificultam seu sono.

5. Trocar de colchão beneficia o sono

Essa é uma afirmação real, e não um mito como os mencionados acima. A troca do colchão geralmente não é muito levada em conta pelas pessoas, mas ela pode interferir muito no seu sono.

Por isso, é fundamental que você encontre um colchão que seja confortável e de qualidade para melhorar seu sono, como os colchões MaxFlex!

Nossos colchões proporcionam maciez, conforto, durabilidade e uma melhor qualidade em seu sono!

Com isso, é importante ficar atento se seu colchão já passou da validade ou está afundando de maneira que dificuldade o seu sono durante a noite.

Portanto, ao conhecer os mitos da alimentação e o sono, procure evitá-los e tente melhorar sua noite com o investimento em um bom colchão!

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