Para nós adultos, acordar cedo todos os dias para ir ao trabalho não é uma tarefa muito fácil, então imagine só para as crianças que levantam cedo para ir à escola? As crianças precisam de mais horas de sono do que um adulto. Enquanto precisamos de 7 a 9 horas de sono por noite, os pequenos, com idade entre 6 e 13 anos, precisam dormir de 9 a 11 horas. Por isso, é muito importante criar uma rotina de sono para as crianças, pensando sempre no horário em que elas devem acordar pela manhã para ir à escola. Mesmo com esta rotina, acordá-las e deixá-las bem-humoradas pela manhã pode se transformar em algo estressante, tanto para elas quanto para os pais. Por isso, sugerimos 5 dicas para auxiliá-lo a tirar seus filhos da cama pela manhã:
1. Conheça seu filho: Entender como eles “funcionam” é importante para ajudá-los a criar hábitos e rotinas diárias saudáveis. As crianças diferem-se umas das outras – algumas dormem cedo, outras, naturalmente, mais tarde. Sabendo disso, podemos estabelecer rotinas para garantir que elas durmam a quantidade de horas que precisam para ter um dia feliz.
2. Música: Tente criar um clima animado para o despertar de seus filhos. Por exemplo, inventar uma canção de bom-dia ou cantar a música favorita, podem ser uma boa pedida. Mas se você é daqueles que não canta nem no chuveiro, grave uma seleção de músicas e coloque-as para tocar.
3. Check-list: Certifique-se de que seus filhos terão tudo o que precisam na parte da manhã e deixem tudo organizado. Deixar para organizar roupas, materiais, comida e outras coisas demanda tempo e nem sempre pela manhã possuímos o tempo necessário. Deixar tudo para a última hora, além de ser estressante para todos, ainda é um hábito pouco indicado de se ensinar às crianças.
4. Consequências: Algumas vezes, porém, deixar seu filho sentir as consequências de se estar atrasado pode ensiná-lo a criar responsabilidades. Não acordar no horário significa perder um dia de aula, o jogo ou alguma atividade lúdica da escola. Deixe-o refletir sobre isso.
5. Sono restaurador: Faça tudo o que puder para garantir a quantidade e a qualidade de sono que seu filho precisa:
- Estabeleça um horário de corte para o uso de eletrônicos e mantenha-os em outro ambiente, fora do quarto.
- Prepare o quarto com pouca luz, sem ruídos, temperatura agradável e um sistema de dormir confortável.
- Escolha uma refeição leve, perto da hora de ir para a cama.
- Estabeleça rotinas como: tomar banho, vestir um pijama gostoso, escovar os dentes, ouvir ou ler uma estorinha.
O corpo vai saber que a hora do sono chegou. Além da irritação que as crianças apresentam quando dormem pouco, o crescimento e a aprendizagem dependem do sono saudável = quantidade + qualidade de sono. Assim, como entendemos que nós precisamos mudar alguns de nossos hábitos para obtermos melhor qualidade de sono e, consequentemente, de vida, ensinar as crianças a ter hábitos como estes também criam neles senso de responsabilidade e saúde. Acordar cedo não precisa ser uma dificuldade para ninguém, com um pouco de criatividade, bom-humor – sem deixar o pulso firme de lado – e boas noites de sono é possível ter manhãs mais tranquilas.
A Maxflex, destaque nacional na indústria do conforto, está sempre preocupada em informar seus clientes sobre assuntos que lhes tragam mais qualidade de sono. Além de oferecer as superfícies de repouso adequadas a quem busca noites perfeitas e um sono reparador. Vá até uma de nossas lojas e conheça nossos produtos.
Este texto foi recomendado na campanha sobre o Dia da Educação 2021 da editora educativa Twinkl.