5 benefícios de acordar cedo (e como fazer isso sem ficar com sono)

5 benefícios de acordar cedo (e como fazer isso sem ficar com sono)

Os benefícios de acordar cedo são inegáveis, ainda que seja desconfortável para algumas pessoas, que gostariam de dormir até ter vontade de acordar naturalmente todos os dias.

O fator genético pesa nesse aspecto, pois realmente há pessoas com maior ou menor propensão a levantar da cama antes.

De qualquer forma, esse é um hábito saudável e que pode ser cultivado.

Por mais que você goste ou esteja habituado a acordar tarde, sempre é tempo de mudar.

Neste texto, vamos apresentar algumas boas razões para isso.

Se está em seus planos melhorar a qualidade do sono (e de vida), não deixe de ler até o final.

Benefícios de acordar cedo: conheça os 5 principais

Despertar da cama nas primeiras horas do dia não é exclusividade das pessoas idosas.

Todos podemos desenvolver esse hábito, bastando para isso apenas algumas mudanças de postura, na alimentação e no ambiente.

Isso se aplica às pessoas que sofrem de insônia e, principalmente, àquelas que dormem demais.

A propósito, o sono em excesso é um mau sinal, que deve ser investigado e tratado da mesma forma que a dificuldade para dormir.

O ideal é que haja um equilíbrio, sempre observando a quantidade certa de horas de sono para a faixa etária.

Assim, acordar cedo deixa de ser um tormento, passando a ser um hábito saudável e revigorante.

Veja a seguir alguns dos seus benefícios.

1. Seu dia rende mais

Por mais que dormir até tarde seja gostoso quando estamos cansados ou dormimos pouco no dia anterior, o fato é que nos causa a perda de horas preciosas do dia.

Muitas pessoas gostam de ser noturnas ou de funcionar em horários alternativos, mas a maior parte das atividades acontece mesmo no tradicional horário comercial.

Não é uma opção para aqueles que trabalham em turnos ou à noite, mas para quem não tem a obrigação de dormir tarde, deixar de aproveitar o dia pode se tornar um inconveniente.

Isso vale em especial em relação ao trabalho e à vida social, da qual falaremos ainda neste artigo.

2. Combate a depressão

De acordo com um estudo (em inglês) da Universidade do Colorado, acordar cedo reduz o risco de desenvolver depressão em 23%.

Faz todo o sentido, afinal, um dos comportamentos das pessoas deprimidas é justamente dormir demais.

Vale destacar que o Brasil tem mais de 16 milhões de pessoas diagnosticadas com depressão, segundo dados do IBGE citados pela Veja.

3. Melhora o humor

Em uma matéria publicada no site Well and Good (em inglês), a psicanalista Michelle Miller destaca que a exposição à luz solar afeta o nosso humor.

Assim, quem acorda mais cedo não só combate a depressão como tende a ser mais bem humorado do que as pessoas que levantam tarde.

Note que acordar cedo não é o mesmo que dormir pouco.

Como já destacamos, existe uma quantidade de horas considerada ideal para cada faixa etária.

Portanto, além de despertar nas primeiras horas do dia, procure sempre observar esse detalhe para dormir bem.

4. Dá mais disposição

Outro estudo, este da Universidade de Birmingham (em inglês), sugere que acordar mais cedo não só reduz a depressão, como nos deixa mais “espertos” e com disposição ao longo do dia.

As experiências feitas com voluntários mostraram que quem acordou mais cedo mostrou-se “menos grogue” pela manhã.

Além disso, apresentaram melhora no tempo de reação cognitiva nas primeiras horas do dia e, ainda por cima, o pico de suas atividades passou para a tarde, em vez da noite. 

5. Vida social e networking

Um rápido exercício de lógica nos mostra que acordar cedo também é uma forma de melhorar o convívio social e, com isso, ampliar até o nosso networking.

Afinal, se a maioria das atividades produtivas acontece no horário comercial, então é nele que precisamos estar mais atentos para construir relações mais sólidas, certo?

Dessa forma, se você sente que precisa socializar mais ou fazer mais contatos profissionais, experimente acordar mais cedo.

Encontrar sua próxima oportunidade de trabalho pode até depender disso.

É mais saudável acordar cedo?

A julgar pelos estudos que vimos até aqui, sim, não só é mais saudável como gera benefícios no longo prazo.

Faça uma avaliação honesta dos seus hábitos e considere os prós e contras do seu atual comportamento.

A partir disso, tente adequar seus horários, de maneira que você durma a quantidade de horas ideal sem deixar de acordar mais cedo.

Como acordar cedo e bem disposto

Uma boa noite de sono tem a ver com a constância dos hábitos e também com a qualidade do seu colchão.

Os da Maxflex são fabricados com a mais alta tecnologia e disponibilizados em 6 tamanhos padrão para acomodar você com perfeição.Conheça nossa linha de produtos e tenha o sono que você sempre quis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.