5 aplicativos para dormir melhor

5 aplicativos para dormir melhor

Ficar com os olhos vidrados no celular antes de dormir é uma atitude pouco recomendada para quem busca uma noite de descanso tranquila.

A luz azul emitida por esses aparelhos pode afetar a produção de melatonina, um dos hormônios que atua na indução do sono.

No entanto, isso nem de longe quer dizer que o aparelho é um inimigo do seu descanso. Quando bem utilizada, a tecnologia se transforma em uma poderosa aliada do seu bem-estar. Alguns aplicativos para dormirmelhor podem fazer toda a diferença e ajudar você a dar um fim nas noites mal-dormidas. Saiba quais são eles!

5 aplicativos para dormir melhor que você precisa conhecer

1. The Mindfulness App

O aplicativo é perfeito para aqueles que desejam dar os primeiros passos na prática da meditação mindfulness, técnica utilizada para quem busca alcançar o estado de atenção plena.

Ele oferece instruções bastante simples de serem seguidas. Além de aumentar a concentração, a meditação mindfulness ajuda a reduzir as tensões, o stress e, consequentemente, a ter noites de sono mais tranquilas. O The Mindfulness App está disponível para Android e iOS.

2. Sleepio

O aplicativo oferece uma ajuda extra para quem quer dormir melhor por meio de sessões  que misturam técnicas cognitivas e comportamentais para promover o relaxamento e duram em média 20 minutos.

Criado por pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, o Sleepio é gratuito para utilização das funções mais básicas e cobra uma taxa dos usuários que desejarem desfrutar dos recursos mais avançados.

Para utilizar o programa é necessário ter um aparelho com o sistema iOS e um computador MAC ou PC.

3. Sleep Cycle

Um dos aplicativos para dormir mais conhecidos dos fãs de tecnologia, o Sleep Cycle não oferece ajuda direta para quem busca noites de sono mais tranquilas, mas analisa seus padrões de sono ao longo da noite. Isso o torna um aliado interessante para descobrir o que pode estar atrapalhando o seu descanso. Disponível para Android e iOS, o aplicativo detecta a fase mais superficial do sono e pode ser programado para despertá-lo nesse momento, o que garante uma maior sensação de relaxamento ao acordar.

4. Headspace

O Headspace é indicado para quem quer iniciar-se na meditação, mas não se sente confortável em passar longos períodos em inatividade ou não quer fazer isso necessariamente antes de dormir.

O programa inicial, batizado de Take 10, propõe que o usuário use apenas 10 minutos do dia – que podem ser pela manhã ou no intervalo do seu almoço, por exemplo — para prestar atenção em animações que ajudam a desenvolver a atenção plena.

A prática ajuda a transformar o seu estado mental, proporcionando mais calma e clareza, o que costuma refletir positivamente no seu descanso noturno. O aplicativo é gratuito e está disponível tanto na App Store (iOS) quanto na Google Play (Android).

5. aSleep

Bastante completo, o aSleep é um aplicativo que reúne sons que ajudam até mesmo os mais agitados a pegarem no sono tranquilamente.

Além de poder desfrutar das diversas opções disponíveis, o usuário também pode combinar os sons da maneira que lhe parecer mais relaxante, como vento e chuva, por exemplo. O aplicativo é gratuito, mas está disponível somente para iOS.

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