4 sinais de que o seu corpo está pedindo uma boa noite de sono

4 sinais de que o seu corpo está pedindo uma boa noite de sono

Está se sentindo com o corpo e a mente cansados e reparou que a qualidade do seu dia não é mais a mesma? Provavelmente tudo isso tem a ver com o seu sono. Muitas pessoas não sabem, mas o sono influencia diretamente na saúde. Ter uma boa noite de sono descansa e relaxa os músculos, repara as células e, claro, nos prepara para um novo dia. Abaixo vamos citar alguns sinais de que você precisa ter mais cuidado com as horas de descanso. Acompanhe!

4 sinais de que você precisa de uma boa noite de sono

1 – Cansaço

Você acorda sem disposição, com a sensação de que seu corpo e sua mente estão muito desgastados. Esse é um dos sinais mais comuns de uma noite mal dormida, na qual você não descansou o necessário para que as energias fossem recuperadas.

2 – Estresse e depressão

Mesmo pessoas que normalmente são pacientes começam a se estressar com facilidade quando não têm uma boa noite de sono. Além disso, começam a surgir sintomas de depressão, pois as reações de irritabilidade podem levar ao isolamento e a emoções turbulentas.

3 – Fome exagerada

Acredite se quiser, mas a qualidade do sono influencia no apetite e pode levar até à obesidade. Isso porque, se dormimos pouco, produzimos menos leptina, o hormônio da saciedade, e mais grelina, hormônio que eleva a fome e a vontade de comer doces, carboidratos e alimentos gordurosos. Assim, temos a tendência a beliscar mais ao longo do dia.

4 – Envelhecimento da pele

Quem dorme pouco costuma desenvolver marcas de expressão e manchas, dando a sensação de ser mais velho do que realmente é. Isso porque não há o tempo necessário para a reconstrução celular, o que faz com que a pele fique menos hidratada e tem a sua elasticidade comprometida. Além disso, as indesejadas olheiras tornam-se parte da face de quem não tem uma boa noite de sono. Além desses sintomas, uma noite mal dormida pode gerar baixa na imunidade e, consequentemente, você pode ficar mais suscetível à doenças, redução na libido e até comprometer a coordenação motora.  

Como ter uma boa noite de sono

Mudar alguns hábitos pode melhorar a qualidade do sono e, aos poucos, aumentar as horas dormidas. Evite, por exemplo:  

  • Dormir com a TV ligada, pois, além da televisão prender a atenção, a claridade impede a liberação de hormônios, como a melatonina, que são importantes na indução do sono;
  • Fumar antes de dormir, visto que a nicotina é um estimulante;
  • Bebida alcoólica no período da noite, pois, apesar do relaxamento inicial que ela possa gerar, esse relaxamento desaparece e causa a interrupção do sono, o que faz com que você acorde antes e, consequentemente, se sinta mais cansado no outro dia;
  • Comer muito, pois o organismo acaba dando prioridade à digestão e não ao sono;
  • Banho com água muito quente, visto que a temperatura alta leva à vasodilatação, que aumenta a adrenalina.

Além disso, uma dica importante de como ter uma boa noite de sono é ficar atento ao colchão, que precisa ser confortável e ergonômico, e ao travesseiro, que deve ser colocado em uma altura adequada para que não gere desconfortos musculares.   — Lembre-se que descansar é fundamental para o corpo e a mente, ou seja, ter uma boa-noite de sono é imprescindível para manter o equilíbrio na qualidade de vida. Gostou do conteúdo? Leia outros artigos do nosso blog para saber mais sobre como dormir bem e, assim, ter uma vida mais saudável! 

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