4 hábitos noturnos comuns que prejudicam seu sono

4 hábitos noturnos comuns que prejudicam seu sono

Dormir é algo primordial à saúde de qualquer pessoa. Precisamos dormir bem para estarmos preparados e renovados no próximo dia. Este é um ciclo indispensável para a vida. Mas com o passar dos tempos, o ato de dormir sofreu modificações com a evolução da humanidade. 

Atualmente, a correria do dia a dia, o estresse, a falta de tempo são corriqueiros e tiram nosso sono. Adquirimos hábitos não saudáveis que se encaixam ao nosso cotidiano e nem ao menos percebemos. Muitos desses hábitos afetam nossas noites de sono, nos fazendo dormir mal e menos, ou o que é pior, nem dormir. 

Confira os quatro hábitos mais comuns que prejudicam nosso sono e também nossa saúde: 

1.Dormir pouco 

A vida agitada nos leva a um hábito cada vez mais comum: dormir menos do que o recomendado, que é de 7 a 9 horas por noite para um adulto. Ir para a cama cedo para fechar o ciclo natural do sono é algo que ficou no passado e que precisamos recuperar. A falta de sono leva a problemas de saúde, como: obesidade e diabetes; falta de raciocínio e concentração; entre outros. 

2.Apego a aparelhos eletrônicos 

Você é daqueles que ao ajeitar a cama na hora de dormir, além do edredom e do travesseiro, já coloca o laptop, o tablet e os não sei quantos celulares espalhados pela cama? E também não se esquece de ligar a televisão? Se é um desses, não vai dormir bem nunca! Estes tipos de aparelhos são distrativos que vão ajudar a espantar seu sono, além disso, emitem luz azul que influencia a produção do hormônio responsável por nos avisar qual a hora de dormir, a melatonina. O ideal é não utilizar qualquer aparelho eletrônico, no mínimo, 1 hora antes de deitar-se para dormir. Determine um local fora do quarto e coloque-os para “dormir” também. 

3.Comer próximo da hora de dormir 

Comida pesada e gordurosa à noite é um vilão para seu organismo e também para suas noites de sono. Durante o sono nosso metabolismo desacelera e consequentemente não queima as gorduras ingeridas, assim armazenamos calorias. O mesmo acontece com a ingestão de açúcares. Coma, pelo menos, 2 horas antes de se deitar, assim o estômago fará corretamente a digestão. Opte por alimentos leves e saudáveis. E atenção: não deixe de se alimentar à noite. Pular esta refeição também pode ter efeitos prejudiciais à saúde. 

4.Exercitar-se próximo da hora de dormir 

Fazer exercícios físicos à noite, principalmente perto do horário de dormir, deixam o cérebro acordado. Note: sempre que você sai da academia ou pratica qualquer atividade física, você fica mais ativo e disposto. Isto, à noite, vai deixar você ligado e sem sono. 

O ideal, no caso da atividade física intensa, é que seja realizada, no mínimo, 4 horas antes de ir para cama.   Você pode reconquistar a saúde do seu sono e ter uma vida plena. Para isso, mude estes hábitos, que são poucos, mas que podem lhe prejudicar muito, se continuar a segui-los. 

Priorize suas noites de sono, faça parte do seleto grupo que possui qualidade de vida. Domir bem é tão importante quanto comer e respirar, pois é por meio de noites de sono restauradoras que nos renovamos para o novo dia. Nosso organismo precisa descansar para termos vida! 

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