3 dicas para quem tem dificuldade em dividir a cama

3 dicas para quem tem dificuldade em dividir a cama

Dormir ao lado de alguém confortavelmente pode ser um problema para muitos casais. O sono é um processo de cada um e para cada pessoa ele acontece de um jeito diferente. Há quem durma rapidamente e os que têm dificuldade de pegar no sono; há pessoas que não se mexem tanto durante a noite, mas há outras que se batem o tempo todo. E o que dizer do ronco, espasmos e outros distúrbios do sono? Mas como ter uma boa noite de sono a dois, quando cada um tem seu jeito de dormir? Como ter compatibilidade de sono? Não há outra maneira senão se adaptar, conversar e tentar achar meios para que ambos possam dormir bem.

1. Ter um ambiente adequado ao sono

Dormir em um ambiente adequado, com pouca luz e em silêncio, é ideal para se dormir bem e chegar ao sono reparador. Mas se eu gosto de dormir no escuro e o outro fica acordado até tarde trabalhando em seu computador, usando o celular ou vendo TV, e ainda com a luz acesa? O que devo fazer? Em primeiro lugar, como já falamos várias vezes em nossos posts, para boas noites de sono é preciso seguir alguns hábitos de sono, e trabalhar ou estudar no quarto, perto da hora de dormir não é bom para qualidade de sono de ninguém. Isso vale também para aqueles que costumam ver TV ou usar aparelhos eletrônicos. Converse com seu parceiro sobre isso e tente convencê-lo de que este é um hábito que não é bom para ninguém. Agora, se você ainda não o convenceu a mudar, tente fazê-lo diminuir as luzes e som para que você consiga pegar no sono. Em último caso, a sugestão é usar alguns truques para que você consiga adormecer, como usar máscaras de dormir ou protetores auriculares para abafar o som.

2. Tratar ou minimizar os distúrbios do sono

Talvez uma das maiores reclamações entre casais seja o problema do ronco. Quem nunca deu aquele famoso cutucão noturno tentando fazer o companheiro parar de roncar? Porém, o ronco é um distúrbio do sono e que é emitido de forma inconsciente por quem dele sofre. A melhor forma de diminuir o desconforto de ambos, pois quem ronca também sofre com a perda de um sono de qualidade, é procurando um tratamento médico e saber suas causas para evitá-lo ou minimizá-lo. Algumas mudanças de hábitos também podem ajudar: perder peso; evitar o consumo de álcool, principalmente antes de dormir; e dormir de lado. A insônia também é um mal que afeta milhões de pessoas no mundo e prejudica a qualidade de sono de muitos casais, pois os desconfortos de quem não consegue pegar no sono ou acorda no meio da noite podem afetar o companheiro também. Quem não consegue dormir mexe-se demais na cama, procurando a posição adequada, ou levanta-se para tentar se distrair, o que pode afetar a outra pessoa fazendo-a acordar também.

3. Frio e calor, movimentação frequente e abraços

Você sente mais frio do que seu parceiro, gosta de dormir mais coberto, e ele prefere um cobertor mais leve ou ligar o ar-condicionado ou ventilador para refrescar o quarto. Nesse impasse como resolver o problema? O ideal sempre é o bom senso de ambos e chegarem a uma opção boa para os dois. Manter as cobertas separadas pode ser uma saída, assim cada um escolhe com o que quer se cobrir. Ar-condicionado e ventiladores podem ser refrescantes até certo ponto, mas consomem energia elétrica e afetam a saúde, principalmente para quem já sofre de alergias e problemas respiratórios. Tentem manter o quarto refrigerado de uma maneira mais natural, abrindo as janelas, por exemplo. Seu parceiro ou você movimenta-se muito durante a noite. 

Uma opção seria a de comprar uma cama maior, que ofereça mais espaço de movimentação, com uma base de apoio que dissipe os movimentos para que não afetem o sono do outro. Opte sempre por comprar um sistema de dormir, com uma base spring, que oferece o apoio dinâmico e o suporte ideal para boas noite de sono.   Como na vida a dois em geral, dormir acompanhado requer um pouco mais de tranquilidade e paciência, além do bom e velho diálogo. Tente sempre expressar suas necessidades, diga por que não consegue dormir, ouça também seu parceiro e encontrem um meio termo. Lembre-se: todo problema, tem solução. 

E se seu problema é sono, a Maxflex, líder na indústria do conforto, oferece as melhores soluções em colchões e sistemas de dormir de qualidade. Visite uma de nossas lojas, experimente nossos modelos e saiba qual é a sensação de dormir bem em um Maxflex. Não deixe de levar seu companheiro ou companheira para juntos desfrutarem da qualidade e do conforto de nossos produtos.

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.