04 Mitos sobre o sono que você PRECISA deixar para trás

04 Mitos sobre o sono que você PRECISA deixar para trás

Dormir bem é quase uma arte e existe muito conteúdo sobre isso na internet, bem como – certamente – você irá encontrar diversos amigos e parentes com dicas “ótimas” para dormir melhor.

Porém, o que acontece é que muitas pessoas ainda acreditam em alguns mitos que, ao invés de ajudar, acabam piorando a sua noite de sono.

Nas linhas abaixo você irá conhecer 04 mitos sobre o sono que você PRECISA deixar para trás hoje mesmo, se quiser dormir melhor.

Mitos sobre o sono: Somente o sono ininterrupto faz bem

Todo mundo acredita que o sono só é bom se dormir a noite toda, sem acordar. Porém, nem sempre é assim…

Na verdade, nunca é assim!

Todo mundo, inclusive aqueles que dizem ter dormido a noite toda sem acordar, na realidade acordam várias vezes durante a noite.

Estima-se que as pessoas acordem cerca de 30 vezes ao longo da uma única noite de 08 horas, isso acontece porque nosso sono é dividido em 05 estágios, como vimos aqui.

E quando passamos de um estágio para o outro é normal acordar, porém esse despertar é muito breve e logo pegamos no sono novamente, o que faz com que muita gente não perceba a maioria das vezes que isso acontece.

É possível, sim, ter uma boa noite de sono – mesmo sem dormir o tempo todo. Basta que, ao despertar, você se esforce para voltar a dormir.

Levantar-se para ir ao banheiro, tomar água ou dar uma olhadinha no celular pode quebrar este ciclo e, aí sim, você terá um problema sério para dormir.

Então, não tem problema algum acordar. O problema é se você tentar fazer outra coisa que não dormir imediatamente.

Mitos sobre o sono: é preciso de 08 horas de sono

Este é outro mito muito comum que tem feito as pessoas acordarem mais cansadas do que quando foram dormir.

Nem todo mundo precisa dormir 08 horas, alguns podem dormir um pouco menos e outros precisam de um pouco mais…

Em média, o ser humano pode dormir entre 05h e 09h para ter um sono de qualidade.

O problema é que quando você acredita piamente que precisa dormir 08h, isso pode fazer com que você quebre um dos estágios do sono bem no meio, te fazendo acordar com preguiça e com aquela sensação de cansaço.

Então, se você foi dormir meia noite e acordou as 07h da manhã, não precisa se esforçar para dormir uma hora a mais, pois essa hora não será o suficiente para completar outro ciclo e te fará se sentir mais cansado do que se tivesse levantado ás 07h.

Da mesma maneira, se o seu despertador tocou com exatas 08 horas de sono e você ainda está muito cansado, talvez dormir alguns minutos a mais (ou até mesmo uma hora a mais) possa ser necessário.

Por isso que, muitas vezes, aqueles 10 minutos da soneca parecem ser revigorantes… Eles de fato são, é o que faltava para você completar o ciclo do seu organismo.

Então, preste atenção na sua rotina e descubra quanto dura o seu ciclo perfeito e, assim, você saberá definir exatamente quantas horas precisa dormir por noite.

Mitos sobre o sono: dormir antes da meia noite

Muita gente diz, inclusive especialistas sustentaram isso durante anos, que o melhor é ir dormir antes da meia noite (ou meia noite em ponto).

Porém, diversos estudos recentes comprovaram que não é bem assim que a banda toca…

Existe, de fato, uma “meia noite” ideal para irmos dormir, que é quando o nosso corpo reduz a produtividade biológica dele a quase zero.

Porém, isso nem sempre acontece a meia-noite do horário de Brasília, por exemplo. Na verdade, cada pessoa tem sua própria “meia-noite”.

Para alguns pode ser as 3h ou 04h da manhã, para outros pode ser as 21h.

O importante é que você respeite seu relógio biológico e quando perceber que está ficando exausto e que o sono começa a chegar, você se deite para dormir ao invés de tentar driblar o horário do seu organismo.

Mas se meu organismo quer dormir as 04h e eu preciso acordar as 06h?

Calma, é perfeitamente normal que as vezes nosso relógio biológico esteja em desacordo com os horários que precisamos cumprir e a boa notícia é que você pode alterar as horas…

Isso mesmo, é possível regular o seu relógio biológico de acordo com o que você precisa e para isso basta criar o hábito.

Se você precisa dormir mais cedo, comece a deitar mais cedo, mesmo que você role na cama durante horas até dormir.

Deite-se para dormir mais cedo e se levante mais cedo também, estima-se que – em média – leva uma semana para adequar o seu relógio biológico a um novo horário.

Mitos sobre o sono: pessoas mais velhas dormem menos

Se você está entrando na terceira idade, continua dormindo como um garotão e está preocupado com isso…

Pode ficar tranquilo!

Durante décadas acreditou-se que pessoas mais velhas dormiam menos, porém estudos provaram que não é bem assim.

As pessoas costumam dormir um pouco menos, depois da aposentadoria, porque o corpo está menos cansado e isso faz com que sejam necessárias menos horas de sono.

Porém, os idosos tendem a acordar mais durante a noite, então ao invés de dormir menos é importante que eles durmam mais!

Dormir mais para repor os momentos que você acordou durante a noite é a solução para acordar com disposição total no dia seguinte.

E se você está na melhor idade, sabe que disposição é tudo que você precisa para curtir o dia com os filhos, netos ou viajando por aí.

Conclusão

Nossa sociedade é cercada de mitos em todas áreas e os mitos relacionados ao sono podem fazer com que você perca a qualidade do seu e acorde mais cansado do que quando foi dormir.

Por isso, é importante quebrar de vez estes mitos hoje mesmo e começar a mudar o modo como você encara suas preciosas horas de descanso.

Então, abandone os mitos e bons sonhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.